quarta-feira, 17 de março de 2010

JEAN PIAGET

O suíço Jean Piaget (1896-1980), pai da psicologia da inteligência, estava interessado em saber como nós podemos aprender algo. Mais do que a psicologia e as características de cada indivíduo, o que o preocupava era a construção de uma teoria do conhecimento. Como chegamos a saber algo que não sabíamos? Como o conhecimento evolui?
Impossibilitado, pela falta de dados, de estudar a evolução do pensamento ao longo da história da humanidade, Piaget voltou-se para experiências com crianças - baseadas em diálogos abertos sobre temas específicos e não em testes. Por meio delas, tentou entender os processos pelos quais evoluía a compreensão de conceitos básicos como espaço, tempo, causalidade física, número, julgamento moral, etc.
Depois de escrever uma série de livros sobre suas conversas com crianças de quatro anos em diante, Piaget estudou incessantemente o crescimento de seus três filhos, escrevendo, entre 1925 e 1931, três livros clássicos. Nessas obras, apresenta suas dúvidas sobre o papel do pensamento verbal na gênese da inteligência e afirma que, nos primeiros anos de vida, a inteligência é uma conseqüência das ações, da atividade da criança, e não de sua linguagem. Era o início de uma obra enorme e de difícil leitura, porém fascinante e única.
Opondo-se tanto às teorias que acreditavam no caráter inato do conhecimento quanto às que viam as crianças como "tábuas rasas" sobre as quais o conhecimento se inscrevia, Piaget definiu uma nova concepção: o construtivismo, segundo o qual o conhecimento é construído ativamente pelo sujeito, é uma conseqüência de suas interações com o mundo e de suas reflexões sobre essas experiências, de tudo aquilo que pode abstrair delas.
Para Piaget, as crianças são como "pequenos cientistas", pois fazem experiências com o mundo ativamente. A construção do conhecimento é um processo biológico de assimilação do novo ao que já existe, comparável, de certa forma, à digestão. Isso porque, ao ser "assimilado" pelo sujeito, o alimento se transforma. O mesmo acontece com o conhecimento, que é "assimilado" aos esquemas e estruturas do indivíduo. (Ver item Pós-piagetianos.)
Na área da educação, sua influência é enorme, embora Piaget fizesse questão de deixar claro que não era pedagogo. Conhecedor e defensor assumido das práticas da Escola Nova e da pedagogia praticada por Freinet, Piaget escreveu pouco sobre pedagogia e nunca desenvolveu nenhum método.
Mesmo assim, as pesquisas e as idéias de Piaget sobre a evolução dos processos de aprendizagem serviram (e continuam servindo ainda hoje) como fonte de inspiração e como uma base sólida para criticar o ensino tradicional, excessivamente verbal, passivo e não-desafiador para os alunos. O trabalho de Piaget deu origem a inúmeras tentativas (marcadas por boas idéias e por equívocos) de readequar os conteúdos e a forma de ensiná-los, processo que continua até hoje.

Enviado Por: LEANDRO SANTOS DE JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário