quarta-feira, 24 de março de 2010

ATUALIDADES: 17-24/MARÇO

Professor ensina cego a ter visão

Gilberto Dimenstein

Esse é mais um belíssimo exemplo do poder da educação. Professores ensinaram cegos a fotografar. É algo que inicialmente pareceria absurdo --o resultado você pode ver no www.catracalivre.com.br. Daí se constata até onde um professor consegue chegar, mesmo nas situações mais difíceis.
O SENAC ensinou um grupo de cegos não apenas a fotografar, mas a usar a máquina pra denunciar --é como se, na prática, ganhassem uma visão. O grupo se dedicou a denunciar a difícil acessibilidade das ruas de São Paulo e, usando os mais distintos sentidos, está mostrando agora seu trabalho numa exposição.
Esse caso serve como símbolo para que a sociedade valorize cada vez mais o professor que, se estimulado, é capaz de fazer, de certa forma, até um cego ganhar visão.
Um mau professor é capaz de fazer justamente o contrário --impedir que alguém enxergue o mundo.
Fonte: Folha Online

Educação Infantil, lugar de aprendizagem.
Como organizar os espaços da creche e da pré-escola e integrá-los à rotina pedagógica.

Paula Nadal
Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.
É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. “Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais”, explica Elza Corsi, formadora do Instituto Avisa lá, de São Paulo.
Com essa concepção, que vai muito além da visão assistencialista, órgãos como Ministério da Saúde e Ministério da Educação prepararam documentos para orientar a organização dos espaços nesse segmento. Nas próximas páginas, você conhece essas indicações e entende como elas se relacionam com a rotina pedagógica na Educação Infantil.
Fonte: Revista Nova Escola





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