quinta-feira, 30 de setembro de 2010

AVALIAÇÃO FORMATIVA








Avaliação Formativa

Por: Joselice Pinto

A avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.
Este enfoque tem um princípio fundamental: deve-se avaliar o que se ensina, encadeando a avaliação no mesmo processo de ensino-aprendizagem. Somente neste contexto é possível falar em avaliação inicial (avaliar para conhecer melhor o aluno e ensinar melhor) e avaliação final (avaliar ao finalizar um determinado processo didático).

Se a avaliação contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos alunos, pode-se dizer que ela se converte em uma ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora a aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino.

Quais as características da avaliação?

· A avaliação deve ser contínua e integrada ao fazer diário do professor: o que nos coloca que ela deve ser realizada sempre que possível em situações normais, evitando a exclusividade da rotina artificial das situações de provas, na qual o aluno é medido somente naquela situação específica, abandonando-se tudo aquilo que foi realizado em sala de aula antes da prova. A observação, registrada, é de grande ajuda para o professor na realização de um processo de avaliação contínua.

· A avaliação será global: quando se realiza tendo em vista as várias áreas de capacidades do aluno: cognitiva, motora, de relações interpessoais, de atuação etc.e, a situação do aluno nos variados componentes do currículo escolar.

· A avaliação será formativa : se concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.

Finalidades da avaliação

· Conhecer melhor o aluno: suas competências curriculares, seu estilo de aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho. A isso poderíamos chamar de avaliação inicial.

· Constatar o que está sendo aprendido: o professor vai recolhendo informações, de forma contínua e com diversos procedimentos metodológicos e julgando o grau de aprendizagem, ora em relação à todo grupo-classe, ora em relação a um determinado aluno em particular.

· Adequar o processo de ensino aos alunos como grupo e àqueles que apresentam dificuldades, tendo em vista os objetivos propostos.

· Julgar globalmente um processo de ensino-aprendizagem: ao término de uma determinada unidade, por exemplo, se faz uma análise e reflexão sobre o sucesso alcançado em função dos objetivos previstos e revê-los de acordo com os resultados apresentados.
Tão somente quando a perspectiva formativa da avaliação for compreendida e assumida por toda a comunidade escolar e contemplada em seu Projeto Político Pedagógico esta poderá tornar-se verdadeiramente significativa para a unidade de ensino; pois; perspectiva avaliativa é projeto coletivo; e só será assumido coletivamente se coletivamente ele for gestado.

Referências bibliográficas

ZABALA, Antoni. A Avaliação. In: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998


Mestra em Educação Pela UFPE, coordenadora do curso de Pedagoga da Faculdade de Timbaúba, professora de Didática do Ensino Superior e Metodologia Científica da FCAP, professora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Salesiana do Nordeste, consultora pedagógica de ONGs e instituições privadas.

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