quarta-feira, 16 de março de 2011

INFORMATIVO DAS AVALIAÇÕES DISCURSIVAS

TUTORIAL PARA A REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DISCURSIVAS - NO AVA-MOODLE:
Curso de Licenciatura em Pedagogia – FAEL – TURMAS: 2009 - 2010 e 2011: Núcleo do Conhecimento: Pedagogo e Docência: Competência e Qualidade:

As experiências na educação à distância têm comprovado que se pode aprender eficazmente, de maneira independente, diversos conteúdos, sempre que se possa contar com metodologia educacional adequada para garantir a qualidade científica e pedagógica dos conteúdos.
Inserida nesta perspectiva, a FAEL oferta Educação à distância em conformidade com as orientações das diretrizes de qualidade, para essa modalidade de ensino, utilizando metodologias centradas no potencial humano, nas diferenças culturais e na utilização de novas tecnologias.
Ancorados nestes pressupostos, informa-se que de acordo com orientações e critérios estabelecidos pela Comissão de Avaliadores do MEC em visita nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2009 e para que este processo ocorra de forma tranqüila, séria e ética foi implementado nas turmas do Curso de Licenciatura em Pedagogia/EAD – FAEL, as Avaliações Discursivas no AVA- Moodle - GRADUAÇÃO.
O objetivo deste tutorial é de esclarecer à forma de realização da Avaliação Discursiva no AVA-MOODLE/Graduação para as TURMAS: 2009 - 2010 e 2011: Núcleo do Conhecimento: Pedagogo e Docência: Competência e Qualidade.
Há a necessidade de um período mais extenso para a realização destas avaliações, pelo fato de que o Tutor presencial e/ou Coordenador de Polo precisará agendar com alunos, data e hora para que todos realizem as Avaliações Discursivas presencialmente e individualmente. Vale frisar que a mesma deve acontecer no laboratório de informática do Polo. Sabe-se que o número de máquinas disponíveis neste local é menor que o número de alunos nele matriculados, portanto, tem-se a necessidade de agendamento para que todos os alunos possam ter resguardado o direito de utilização do tempo destinado para a realização da avaliação discursiva em um computador disponibilizado a ele em hora e data pré-determinada durante o período em que esta avaliação ficará aberta para realização.
Portanto a primeira ação necessária é a divulgação do comunicado de avaliações e períodos em que as avaliações estarão disponíveis para realização no ambiente pedagógico - Moodle.
Num segundo momento, o agendamento dos alunos com data e hora em que realizarão as avaliações de acordo com o exposto acima.
Segue o passo a passo para a realização da Avaliação Discursiva no ambiente pedagógico Moodle:
Cada Acadêmico acessará o portal do curso com seu login e senha: Posteriormente clicará em Pedagógico para acessar o ambiente virtual de aprendizagem – MOODLE Graduação: Encontrando a seguir a disciplina que participará da avaliação. Desta forma poderá visualizar o link AVALIAÇÃO DISCURSIVA: Ao clicar neste link, o aluno visualizará uma tela com informações a respeito da avaliação e deverá clicar em: PRÉ-VISUALIZAR QUESTIONÁRIO AGORA: Optando por iniciar a avaliação o aluno clicará OK, conforme figura a seguir:
A tela que aparecerá pedirá uma senha específica para este fim. Este é o momento mais importante e sigiloso do processo, já que esta senha é de uso único e exclusivo do coordenador de polo e/ou tutor presencial.
A senha de acesso específica para abrir a Avaliação Discursiva Individual no AVA-MOODLE/Graduação a ser inserida neste momento é remetida para o coordenador de polo pela gestão de rede. Apenas com esta senha específica para esta avaliação no MOODLE – GRADUAÇÃO o acadêmico poderá iniciar a realização desta avaliação on-line.
Conforme pode-se observar no exemplo tem-se a Avaliação Discursiva aberta para que o acadêmico inicie sua avaliação tendo 60 minutos para resolver a uma questão de forma argumentativa – dissertativa, ao lado esquerdo da tela, visualizará um cronometro com a contagem do tempo, portanto, o acadêmico deverá digitar a sua resposta no campo em branco, no tempo determinado. Ao terminar de digitar a resposta, aconselha-se ao acadêmico que a leia atentamente antes de enviar a avaliação para a correção. Espaço onde o acadêmico deverá digitar a sua resposta da Avaliação Discursiva. OBS: Após terminar de digitar e revisar a resposta da Avaliação Discursiva clica-se em Enviar Tudo e Terminar.
O acadêmico terá 3 tentativas de realização da avaliação discursiva, tendo no mínimo 2 horas de intervalo entre uma tentativa e outra. Orienta-se ao acadêmico que, após a postagem aguardem retorno do avaliador com suas considerações para então, se necessário realizar nova tentativa, visto que, esgotado o número de postagens permitidas (3), o acadêmico não mais poderá efetuar novas postagens.
As questões discursivas serão randomizadas, isto é, a cada abertura de avaliação discursiva serão apresentadas questões diferentes, garantindo assim, a seriedade e a ética do processo avaliativo, visto o agendamento e períodos necessários pra que todos possam realizar a referida avaliação.
Lapa, 16 de Março de 2011
Atenciosamente
Coordenação Pedagógica - FAEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário