quinta-feira, 10 de junho de 2010

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO



ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS
O planejamento não é um conceito entendido por todos ou mesmo usado em suas tarefas diárias. A maioria das pessoas nunca parou para se planejar ou planejar algo a ser executado. Resultado disso, é que estão sempre repetindo as mesmas ações, e em conseqüência, os mesmos erros.
Planejar é uma ferramenta necessária que requer uma gama de atividades, conhecimentos e competências que devem ser o alvo de toda atividade, muito antes de ser executada, no momento em que a pensamos e estabelecemos o que se quer alcançar. São, portanto, ações coordenadas, modelos, técnicas, instrumentos, recursos didáticos para cada objetivo a ser alcançado ou, para cada momento, atividade e público que se quer atingir.
Assim, entendemos que planejamento é necessariamente uma tarefa de grande importância para se utilizar com o objetivo de alcançar o fim previsto. É o facilitador.
Planejar pode ser um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão, incluindo no processo a coerência, a unidade, a continuidade, a seqüência, a flexibilidade, a objetividade e a funcionalidade.
Para a didática, planejar é prever os acontecimentos a serem trabalhados, organizando atividade de experiência de ensino - aprendizagem considerada mais adequada para a consecução dos objetivos determinados, de acordo com a realidade, necessidade e interesse dos participantes. É uma escolha dentre possíveis alternativas.
COMPONENTES DIDÁTICOS DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
1 – CONTEUDO
2 – PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS OU DE ENSINO
3 – MÉTODO
4 - ESTRUTURA DE APOIO – RECURSO DIDÁTICO
5 – DESENVOLVIMENTO
6 - AVALIAÇÃO
Existem três tipos de planejamentos indispensáveis quando se pensa o ensino e a aprendizagem:
- PLANEJAMENTO DE CURSO – É a previsão dos conhecimentos que se quer alcançar durante certo período ou em determinado tempo.
O que estabelece o êxito da atividade é o conhecimento pormenorizado da demanda a ser trabalhada, o objetivo geral e a clareza da avaliação no final do processo.
- PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA – É o desenrolar dos conteúdos gerais, em blocos, que possam facilitar a compreensão e aprofundamento daquilo que se quer ensinar. São as subunidades que se entrelaçam entre si dando a idéia do todo.
- PLANEJAMENTO DE AULA – É o recurso que o coordenador tem ao prever os objetivos imediatos ou específicos, os itens e os subitens do assunto, os procedimentos, os recursos didáticos e a avaliação. O sucesso do que se quer ensinar e aprender depende da coerência que se dá a cada etapa do ensino.
COMO PROCEDER PARA A EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO
1 – Indicar o tema central da aula ou do estudo
2 – Estabelecer os objetivos gerais da aula ou do estudo
3 – Indicar o conteúdo que será objeto de estudo
4 – Estabelecer os procedimentos ou os recursos didáticos
5 – Avaliar ou dar o feedback
10 COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR:
1- Ter conhecimento e domínio daquilo que se quer ensinar. Responder claramente as questões: o que, a quem, como, para que?
2 - Gostar de ensinar- Ter em mente que o que fazemos é simplesmente uma tarefa a ser cumprida com comprometimento e amor.
3 - Sempre se colocar no lugar do educando – Cada pessoa tem seu momento e seu modo de aprender, tem que ser respeitado.
4 - Procurar facilitar a aprendizagem – Ser um estudioso, buscando alternativas que lhe assegurem administrar a heterogeneidade do grupo.
5 - Visar sempre à aplicação prática daquilo que se ensinou – Que depois de cada estudo, ao sair, cada um leve uma mensagem consoladora da tarefa executada.
6 - Envolver o aprendiz naquilo que se está ensinando – Aproveitar o conhecimento inicial que cada um traz e esclarecer de acordo com os conceitos doutrinários.
7 - Trabalhar em equipe, observando e avaliando o efeito do que está sendo ensinado na vida de cada participante.
8 - Colocar ao seu alcance uma gama enorme de recursos e procedimentos didáticos que poderão ser usados em cada estudo e nunca se prender a um planejamento estático.
9 - Ter domínio emocional e psicológico, sabendo que naquele momento o coordenador do estudo é o condutor da atividade.
10 – Avaliar o que se quer alcançar com a aprendizagem adquirida. Saber a intencionalidade, fazendo uma avaliação crítica e o replanejamento para alternativas de melhoria. A avaliação está presente no planejamento, na execução e na própria avaliação.
OBSERVAÇÕES NECESSÁRIAS:
METODOLOGIA/ PROCEDIMENTO DIDÁTICO – são as atividades ou técnicas escolhidas para se desenvolver o estudo.
RECURSOS DIDÁTICOS – servem para dar estímulo e facilitar o processo de aprendizagem. São visuais, auditivos, audiovisuais e tecnológicos. Devem ser escolhidos de acordo com o conteúdo, objetivo e o público-alvo.
BIBLIOGRAFIA:
Perrenoud, P. in Novas competências para Ensinar;
Lopes, Maria Assunção in Planejamento na Educação – UNIMONTES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário