TECNOLOGIA
A modalidade de graduação tecnológica forma profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, é mais compacto e prático, com duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais. A duração do curso é, geralmente, de 2 a 3 anos. Sendo um profissional de nível superior, os tecnólogos podem, assim como os formados no bacharelado e licenciatura, continuar os estudos cursando a pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e lato sensu (Especialização e MBA). Além disso, permite a inserção rápida no mercado de trabalho e impulsiona a carreira para quem já está empregado.
BACHARELADO
Não é voltada para uma área específica, sendo mais abrangente. Propicia uma visão mais generalista da profissão e, devido a duração do curso, algumas carreiras são exclusivas do bacharelado, principalmente aquelas com exercício da profissão regulamentado. Exemplo: médico, engenheiro, psicólogo, dentista, administrador, etc. Os cursos de bacharelado, em sua maioria, variam de 3,5 a 5 anos.
LICENCIATURA
A licenciatura é um tipo de diploma que habilita seu titular a exercer o magistério em diversos níveis de ensino, de acordo com a área cursada. A duração é, na maioria dos cursos, entre 3 e 4 anos. A licenciatura habilita o seu titular a ser professor em escolas de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, caso em que a formação se dá no curso de Pedagogia. Originalmente, o licenciado também podia ser professor em universidades, mas a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação impede tal atividade. Apenas os cursos ligados a alguma área tradicional do conhecimento permitem a obtenção de tal diploma, como por exemplo o curso de Letras, que habilita seu diplomado a ser professor de um idioma e a sua literatura; ou a alguma atividade artística (como nos cursos de Educação artística, que licenciam seus diplomados a serem professores de artes em geral).
Nenhum comentário:
Postar um comentário