sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SISTEMA NERVOSO




O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente.

Ele é formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais. Através desses circuitos, o organismo é capaz de produzir respostas estereotipadas que constituem os comportamentos fixos e invariantes (por exemplo, os reflexos), ou então, produzir comportamentos variáveis em maior ou menor grau.

Todo ser vivo dotado de um sistema nervoso é capaz de modificar o seu comportamento em função de experiências passadas. Essa modificação comportamental é chamada de aprendizado, e ocorre no sistema nervodo através da propriedade chamada plasticidade cerebral.

O Neurônio

A célula nervosa, ou, simplesmente, neurônio, é o principal componente do sistema nervoso. Considerada sua unidade anatomo-fisiológica, estima-se que no cérebro humano existam aproximadamente 15 bilhões destas células, responsável por todas as funções do sistema.

Existem diversos tipos de neurônios, com diferentes funções dependendo da sua localização e estrutura morfológica, mas em geral constituem-se dos mesmos componentes básicos:

  • o corpo do neurônio (soma) constituído de núcleo e pericário, que dá suporte metabólico à toda célula;
  • o axônio (fibra nervosa) prolongamento único e grande que aparece no soma. É responsável pela condução do impulso nervoso para o próximo neurônio, podendo ser revestido ou não por mielina (bainha axonial) , célula glial especializada, e;
  • os dendritos que são prolongamentos menores em forma de ramificações (arborizações terminais) que emergem do pericário e do final do axônio, sendo, na maioria das vezes, responsáveis pela comunicação entre os neurônios através das sinapses. Basicamente, cada neurônio, possui uma região receptiva e outra efetora em relação a condução da sinalização.

A Sinapse

É a estrutura dos neurônios através da qual ocorrem os processos de comunicação entre os mesmos, ou seja, onde ocorre a passagem do sinal neural (transmissão sináptica) através de processos eletroquímicos específicos, isso graças a certas características particulares da sua constituição.


Em uma sinapse os neurônios não se toca
m, permanecendo um espaço entre eles denominado fenda sináptica, onde um neurônio pré-sináptico liga-se a um outro denominado neurônio pós-sináptico. O sinal nervoso (impulso), que vem através do axônio da célula pré-sináptica chega em sua extremidade e provoca na fenda a liberação de neurotransmissores depositados em bolsas chamadas de vesículas sinápticas. Este elemento químico se liga quimicamente a receptores específicos no neurônio pós-sináptico, dando continuidade à propagação do sinal.

Um neurônio pode receber ou enviar entre 1.000 a 100.000 conexões sinápticas em relação a outros neurônios, dependendo de seu tipo e localização no sistema nervoso. O número e a qualidade das sinapses em um neurônio pode variar, entre outros fatores, pela experiência e aprendizagem, demonstrando a capacidade plástica do SN.

Funcionalmente, pode-se afirmar que o SN é composto por neurônios sensoriais, motores e de associação. As informações provenientes dos receptores sensoriais aferem ao Sistema Nervoso Central (SNC), onde são integradas (codificação/comparação/armazenagem/decisão) por neurônios de associação ou interneurônios, e enviam uma resposta que efere a algum orgão efetor (músculo, glândula). Kandel sugere que o "movimento voluntário é controlado por complexo circuito neural no cérebro interconectando os sistemas sensorial e motor. (...) o sistema motivacional". As respostas desencadeadas pelo SNC são tão mais complexas quanto mais exigentes forem os estímulos ambientais (aferentes).

Para tanto o cérebro necessita de uma intrincada rede de circuitos neurais conectando suas principais áreas sensoriais e motoras, ou seja, grandes concentrações de neurônios capazes de armazenar, interpretar e emitir respostas eficientes a qualquer estímulo, tendo também a capacidade de, a todo instante, em decorrência de novas informações, provocar modificações e rearranjos em suas conexões sinápticas, possibilitando novas aprendizagens.

Todo o córtex cerebral é organizado em áreas funcionais que assumem tarefas receptivas, integrativas ou motoras no comportamento. São responsáveis por todos os nossos atos conscientes, nossos pensamentos e pela capacidade de respondermos a qualquer estímulo ambiental de forma voluntária. Existe um verdadeiro mapa cortical com divisões precisas a nível anatomo-funcional, mas que todo ele está praticamente sempre mais ou menos ativado dependendo da atividade que o cérebro desempenha, visto a interdependência e a necessidade de integração constante de suas informações frente aos mais simples comportamentos.









Revista "Cérebro & Mente" 2(5), Março/Maio 1998.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

Padrão motor: é uma série de movimentos inter-relacionados, para alcançar um objetivoOcorre em 3 fases: preparatória, ação e contínua

Os elementos do movimento são 4:

1 - tempo; 2 - peso; 3 - espaço; 4 - forma.

Fatores que afetam as respostas motoras:

-conhecimento do espaço

-qualidade da força

-e seu inter-relacionamento

Estágios do desenvolvimento motor e estágios de aprendizagem

Para a criança estar pronta para movimentos perceptivos motores e voluntários é necessário seguir o desenvolvimento dos movimentos básicos, que são fundamentais como pré-requisitos.

Movimento voluntário

( 2 a 6 anos – saindo do corpo vivido entrando no corpo percebido)

Os movimentos reflexos são involuntários. São elementos fundamentais para o desenvolvimento motor

Movimentos reflexos são executados sem o pensamento consciente em resposta a um estímulo. O desenvolvimento básico dos reflexos baseia-se em: posturais, segmentares e de preensão.

-equilibrar-se num pé só

-andar sobre uma linha em diferentes curvas e formas

-hiperestender o corpo em vários níveis e direções

-transportar objetos na cabeça

- correr para perto e para longe de objetos em movimento

Movimentos básicos

Essa é a fase mais crítica para que o desenvolvimento motor seja correto. Normalmente a criança desenvolve pela prática

Podem ser:

-locomotores :- rastejar, andar saltar, pendurar, rastejar

-não locomotores: puxar, empurrar, virar, curvar

-manipulativos : Em sala de aula ( preensão, cópia, etc)

1-perceptivo motor: Baseai-se nos estágios anteriores, acrescentando outra dimensão: a percepção que antecede a resposta motora. A criança interpreta antes de responder a um movimento.Importantíssimo para o desenvolvimento da inteligência

2-habilidades físicas: Estas determinam aadequação ao movimento. A criança muito nova não tem essa adequação.Adquire essas habilidades na fase do corpo percebido ( 5-6 anos). Essas habilidades são relativas ao esporte e à dança. Em habilidades mais complexas as crianças nessa idade ainda não têm maturidade total

3-movimentos criativos:

É a resposta ao "movimento" através da comunicação. Aqui ocorre o desenvolvimento motor expressivo e interpretativo. Estímulos do ambiente são motivadores nessa faixa de idade

São desenvolvidos também em classe ( artes visuais- música)

Estágios de aprendizagem

1-Imitação: a criança observa e executa uma imitação do que está vendo ( ação)

Esse movimento é carente de coordenação ( ou controle muscular)- é uma forma imatura e imperfeita. Ocorre com crianças até 3 anos.

2-Manipulação:

A criança desempenha a ação de acordo com orientações dadas; não se baseia somente na observação

3-Conceituação:

Nessa fase a criança alcança exatidão, equilíbrio e outras habilidades de precisão podem ser alcançadas ( na pré-escola )

4-Discriminação:

Coordenação de uma série de ações com seqüência adequada.

Começam a surgir as habilidades motoras rítmicas e a complexa coordenação óculo-motora

-baterna bola de soprar com as mãos abertas procurando mantê-la no ar

-Arremessar uma bola de meia ou pequenos sacos de areia num balde ou caixa com abertura de tamanho igual ao da bola

-Em sala de aula: encaixar pinos de madeira- jogar bilboquê, etc

5-Naturalidade:

Atinge o desempenho mais alto de capacidade e a ação quase não requer energia psíquica ( pensamento). As respostas são automáticas e espontâneas

Ex: andar é uma ação motora que se desenvolve na criança até o nível de maturidade

Movimentos e atividades de dança

A execução das atividades motoras grossas ocorre paralelamente ao desenvolvimento integral da criança.

Para estimular o auto- conceito: movimentos com conhecimento das partes do corpo e do que o corpo pode executar

Imagem corporal ( melhorar o auto-conceito)

-esconder partes do corpo ( nariz, orelha, etc)

-mover braços, cabeça, pernas e pé de maneira ritmada

-colocar objeto sobre diferentes partes do corpo

-transmitir mensagem usando as diferentes partes do corpo

-desenhar partes do corpo num papel ( em classe )

-mover parte do corpo em determinada direção

-tocar diferentes partes do corpo com os olhos fechados

-Brincadeiras, como: "o macaco disse"- o professor dá os comandos

- espelhar-se num parceiro imitando seus movimentos

Coordenação

Falhas na coordenação motora podem ser causadas pela deficiência de movimentos desde o período de amamentação até a 1ª infância

Andar( explorar diversas maneiras de andar, correr saltar)

-andar de lado

-andar com artelhos para fora e calcanhares unidos

-correr com as mãos sobre a cabeça

-correr com as mãos no quadris

correr com as mão presas às costas

-correr na ponta dos pés

-saltitar nos dois pés

-saltitar num pé só

-saltar para frente

-saltar para trás

-saltitar para o lado direito, para o esquerdo

Empurrar e puxar

-cabo de guerra- dois a dois usando corda curta

-cobra: deitar em decúbito dorsal, braços estendidos sobre a cabeça, deslizar o corpo no solo, inclinando o quadril na linha da cintura, para a esquerda e para a direita

-peixe: em decúbito dorsal, no solo, executar movimentos de nadar

-urso- andar em quatro apoios, movimentando ao mesmo tempo, braço esquerdo, perna esquerda, braço direito, perna direita

Atividades de equilíbrio

( amplia a capacidade de concentração da criança)

-subir escada, elevando o joelho omais alto possível

-passo de elefante: inclinada para a frente na altura da cintura, deixar os braços e mão soltos imitando o elefante. (propor outras imitações)

-andar de joelhos: a criança anda ajoelhada com as mãos no ar

-passo de pato: com as mãos seguras nas costas, em forma de cauda, andar inclinada ou agachada para a frente ou qualquer outra variação

-pulo do coelho: saltitar para a frente sobre dois pés e apoio com as mãos no solo

Atividades de Conscientização do Corpo

A criança necessita de atividade que envolvam os dois lados do corpo, para se obter o máximo de eficiência nos movimentos.

-deitada em decúbito dorsal, com os pés elevados do solo, executar círculos

-deitada em decúbito dorsal, braços estendidos ao longo do corpo, deslizar os -dois braços ao mesmo tempo até tocar a cabeça com as mãos.

-Deitada em decúbito dorsal, braços estendidos ao longo do corpo, deslizar o ---braço esquerdo para cima e perna esquerda para cima, perna direita para fora

-Deitar no solo, com os olhos fechados e tocar as partes do corpo que forem citadas

Atividades de consciência espacial

Usar a imaginação da criança. Não dar exemplo.

-Pedir à criança :

-Ser uma árvore

-Procurar ser mais alta que possa

-Procurar ser menor que possa

-Apontar a uma parede. Tocar e voltar

-Apontar uma parede. Correr até ela e voltar

-Sem sair do lugar, mover os pés rapidamente

O MOVIMENTO USADO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS

Muitos conceitos podem ser aprendidos através de atividades motoras.O conhecimento pode ser alcançado pelo reforço no domínio psicomotor.

O conhecimento exige: percepção, concentração e a prática.

Matemática: podem ser usadas atividades manipulatórias, usando saquinhos de areia, móbiles geométricos e outros tipos de material.

Esse material dever ser com números, símbolos e figuras geométricas. Ex: fazer uma construção com figuras geométricas de cores diferentes, marcadas com letras e números ( em classe)

APRENDIZAGEM PERCEPTIVO-MOTORA

Input- é a interpretação ( no cérebro) da informação recebida ( inteligência)

Output- é a resposta como resultado da interpretação ( motora)

A resposta perceptivo-motora passa por 4 fases:

1-discriminação e fornecimento de informação (input)

2-assimilação com experiências passadas (cerebral- inteligência)

3-movimento intencional de uma resposta motora ( output)

Objetivos das atividades perceptivo-motoras

A percepção surge a partir de experiências com os sentidos. Por isso quanto maior o número de experiências, mais rico é o desenvolvimento dessas percepções.

Indícios que revelam falhas perceptivo-motoras:

Referências bibliográficas:

Fonseca, Vitor da: Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem

Correa, Humberto; Perotti Jr, Alaércio; Pellegrini, Ana Maria- Tendências dos estudos de aprendizagem e desenvolvimento psicomotor

Guillén, Eva: Aprendizagem e desenvolvimento psicomotor

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SER PROFESSOR(A)













Ser Professor(a),

É buscar dentro de cada um de nós
forças para prosseguir, mesmo com toda pressão,
toda tensão, toda falta de tempo...
Esse é nosso exercício diário!
Ser professor (a) é se alimentar do conhecimento
e fazer de si mesmo (a) janela aberta para o outro.
Ser professor (a) é formar gerações, propiciar o
questionamento e abrir as portas do saber.
Ser professor (a) é lutar pela transformação...
É formar e transformar,
através das letras, das artes, dos números...
Ser professor (a) é conhecer os limites do outro.
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz...
Ser professor (a) é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...
Ser professor (a)
É saber que o sonho é possível...
É sonhar com a sociedade melhor...
Inclusiva...
Onde todos possam ter acesso ao saber...
Ser professor (a) é também reconhecer que somos,
acima de tudo, seres humanos, e que temos licença para rir, chorar,
esbravejar.
Porque assim ajudamos a pensar e contruir um mundo.
Todos os dias do ano são seus professor(a)!
Parabéns!