terça-feira, 9 de agosto de 2011

SER ALUNO OU SER ESTUDANTE


O que é ser aluno e o que é ser estudante? Ser aluno é ser estudante? Essas palavras são sinônimas? Por que quando falamos, por exemplo, que Fernanda foi aluna do professor Vicente, não podemos também dizer que Fernanda foi estudante de Vicente? Por que casa de estudantes e não casa de alunos? Acho que deu para perceber que há certa diferença entre os sentidos das palavras aluno e estudante. 
A etimologia é a seguinte: aluno palavra derivada do latim alere, que significa alimentar, nutrir, crescer, desenvolver, animar, fomentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc.
E estudante é aquele que não aprende só na sala de aula, para ele, aprender o ABC não basta. Por isso, procura o que deseja para sua vida na escola, sabendo que esta o recolherá, orientará e dirigirá. É também aquele que confere nos mestres o saber, ciente de que eles não o decepcionarão.
Conta-se numa fábula que havia, numa fazenda, uma sociedade entre um porquinho e uma galinha. Os negócios iam bem, quando de repente, os concorrentes começaram a imitá-los e vender seus produtos, de menos qualidade, por preços bem inferiores. A sociedade começou a falir. Num belo dia, a galinha teve uma excelente ideia e contou para o porquinho:
- Galinha – Tive uma ideia para nos salvar, porquinho!
- Porquinho – Qual foi sua ideia?
- Galinha – Vamos vender ovos com bacon...
O porquinho ficou eufórico, saltitante e muito empolgado.
- Porquinho – Excelente ideia galinha, vamos ficar ricos...
Os dois foram descansar para no outro dia começar a colocar em prática a ideia da galinha. Mas, chegado o dia seguinte, o porquinho bem triste encontrou a galinha. 
- Galinha – O que foi porquinho? Você estava tão bem ontem. Vamos começar a fazer os ovos com bacon?
- Porquinho – Não, não vamos...
- Galinha – Por que porquinho?
- Porquinho – Para você é fácil, você já coloca os ovos, mas eu terei que doar minha carne para que consigamos o bacon. Não vou fazer isso.
Como o porquinho não quis participar da ideia da galinha para salvar a sociedade, e, desta forma, faliram.
Moral da história: A galinha tinha o compromisso, teve a ideia, estava preocupada, participativa, mas o comprometimento era do porquinho que tinha que se doar para que o compromisso fosse cumprido e o negócio entre eles fosse salvo.
Se trouxermos essa moral para a noção de aluno e estudante, poderíamos dizer que todos os que estão em sala são alunos, estão com o compromisso firmado com o Colégio, com os pais e com a sociedade, pois estão trabalhando com um mestre em sala. Mas, o estudante é aquele que se doa para os estudos, tem sede de aprender. Ser estudante é buscar ser culto, é negar alguns prazeres passageiros hoje, para que no futuro, tenha prazeres mais duradouros e até permanentes. Ser estudante é realizar novos desafios e transpor barreiras para conseguir seus objetivos.
          Ser um bom aluno não significa ser um bom estudante, mas se és um bom estudante, serás um bom aluno. O compromisso existe sem o comprometimento, mas o inverso não é verdade. Por isso, lembre-se: “A escada para o sucesso tem seus degraus feitos por compromissos firmados pelo comprometimento com os  estudos”.
Márcio Alves.


11 DE AGOSTO
PARABÉNS A TODOS OS ESTUDANTES FAEL


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PEDAGOGIA 2009.1-.2009.2-2010.1

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - GESTÃO EDUCACIONAL

- Organização das equipes de estágio de 2 a 5 integrantes.
- Escolha de 2 instituições: uma de Educação Infantil e outra dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Deverão cumprir 100 horas de estágio:
- Participação virtual ( fórum e chat) - 20 horas
- Autoestudo – 30 horas

ATIVIDADE
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL
Apresentação nas Escolas                                     
2 Horas
 2 horas
Caracterização das Instituições                             
4 Horas
4 Horas
Observação da Gestão (todo)                                
6 Horas
4 Horas
Observação de um Gestor                                    
6 Horas
6 Horas
Elaboração de um plano de intervenção              
2 Horas
6 Horas
Aplicação do plano                                   
4 Horas

Relatório                                
8 Horas

Explicar que estarão na escola: 
4 horas para caracterização;
6 horaspara observação da gestão como um todo;
6 horas para acompanhar o trabalho de um gestor;
4 horas para aplicar uma intervenção.
Caracterização:
Escrever um texto único relatando como são as escolas:
Nº de funcionários;
Nº de alunos;
Espaço físico;
Projetos.

Como será feita a observação no Estágio?
1º MOMENTO
Observar a dinâmica organizacional como um todo:
• Quem faz parte;
• Como se organizam no espaço;
• Quais as tarefas que executam;
• Quais os horários de trabalho;
• Como é o planejamento;
• Como são as reuniões;
• Como participam na escola.


PEDAGOGIA 2008

A T E N Ç Ã O


POSTAGEM VERSÃO ATUALIZADA ARTIGO CIENTIFICO

DE 08/08/2011 
A 28/10/2011