segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PRIMEIRO CICLO DE PALESTRAS


PRIMEIRO CICLO DE PALESTRAS
DIA: 08/SETEMBRO
HORÁRIO: 19:00
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
TEORIA E PRÁTICA
DIA: 15/SETEMBRO
HORÁRIO: 18:30
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
GESTÃO EDUCACIONAL
CERTIFICAÇÃO: 10H/A

INSCRIÇÕES: 15/08 A 06/09
VALOR: R$ 10,00

INSCREVA-SE JÁ
E
PARTICIPE

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PÓLO TEIXEIRA DE FREITAS, PRESTA HOMENAGEM AOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Na noite deste dia 11 de agosto, DIA DO ESTUDANTE, foi realizado uma pequena homenagem aos acadêmicos de Pedagogia/2009, do Pólo de Teixeira de Freitas, organizada pelo seu Coordenador e Tutor Presencial Prof. Geonilton Santos e pela Tutora Presencial Profª Débroa Zago. Foram escolhidos para receber o CERTIFICADO DE MÉRITO ACADÊMICO, pelo seu crescimento e desenvolvimento ao longo do curso, até esta etapa, dez acadêmicos, sendo cinco representantes das turmas de cada tutor.
TURMA A:
ZILNETE TEIXEIRA
MARCIA CRISTINA
MARIA DAS DORES
GENILSA MUNIZ
ALESSANDRA GARCIA
TURMA B:
GEANE PEREIRA
GIZIA SANTOS
ROBERT LÚCIO
ELIANE RIBEIRO
SARAH QUIMBÁ
Todos os acadêmicos participantes da homenagem também puderam se deliciar com chocolate oferido pela Coordenção do Pólo.

A todos parabéns pelo seu dia e aos homenageados, muito mais sucesso!
ZILNETE TEIXEIRA
ELIANE RIBEIRO
ALESSANDRA FRAGA
SARAH QUIMBA
GEANE PEREIRA
MARIA DAS DORES
 
GIZIA SANTOS
ROBERT LÚCIO
GEONILTON SANTOS-DEBORA ZAGO
                                                                             
MARCIA CRISTINA

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Valéria e Janete - Zorra Total - 18/06/2011 - Metrô Zorra Brasil - Completo

É PRECISO SONHAR... 11 DE AGOSTO-DIA DO ESTUDANTE



BAHIA GANHA DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS



A Bahia deve ganhar duas novas universidades federais. Os novos centros fazem parte do pacote de expansão da rede federal de educação superior que vai ser anunciado na próxima terça-feira (16) pela presidente Dilma Roussef. O evento oficial está marcado para às 11h da manhã no salão nobre do Palácio do Planalto.

             Itabuna vai ser uma das sedes da Universidade Federal do Sul


Para a Bahia, o governo federal deve anunciar a implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia – com sedes em Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães – e a Universidade Federal do Sul da Bahia que será instalada em Itabuna.
Será anunciada também a ampliação da Universidade Federal do Recôncavo, com um novo campus em Feira de Santana, e a Universidade Federal da Bahia, que receberá uma extensão em Camaçari.

Logo após o anúncio oficial, o ministério da Educação iniciará os estudos orçamentários e a pesquisa de demanda de cursos que serão instalados em cada unidade. “As ofertas de cursos serão adaptadas às necessidades de cada região.
Fonte: iBahia.com

BAHIA COMEMORA 99 ANOS DE JORGE AMADO

Jorge Amado nasceu a 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado.

Com um ano de idade, foi para Ilhéus, onde passou a infância. Fez os estudos secundários no Colégio Antônio Vieira e no Ginásio Ipiranga, em Salvador. Neste período, começou a trabalhar em jornais e a participar da vida literária, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes.

Publicou seu primeiro romance, 'O país do carnaval', em 1931. Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila. Nesse ano publicou seu segundo romance, 'Cacau'.

Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Militante comunista, foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942, período em que fez longa viagem pela América Latina. Ao voltar, em 1944, separou-se de Matilde Garcia Rosa.

Em 1945, foi eleito membro da Assembléia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido o deputado federal mais votado do Estado de São Paulo. Jorge Amado foi o autor da lei, ainda hoje em vigor, que assegura o direito à liberdade de culto religioso. Nesse mesmo ano, casou-se com Zélia Gattai.

Em 1947, ano do nascimento de João Jorge, primeiro filho do casal, o PCB foi declarado ilegal e seus membros perseguidos e presos. Jorge Amado teve que se exilar com a família na França, onde ficou até 1950, quando foi expulso. Em 1949, morreu no Rio de Janeiro sua filha Lila. Entre 1950 e 1952, viveu em Praga, onde nasceu sua filha Paloma.

De volta ao Brasil, Jorge Amado afastou-se, em 1955, da militância política, sem, no entanto, deixar os quadros do Partido Comunista. Dedicou-se, a partir de então, inteiramente à literatura. Foi eleito, em 6 de abril de 1961, para a cadeira de número 23, da Academia Brasileira de Letras, que tem por patrono José de Alencar e por primeiro ocupante Machado de Assis.

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de audiolivro.

Jorge Amado morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Foi cremado conforme seu desejo, e suas cinzas foram enterradas no jardim de sua residência na Rua Alagoinhas, no dia em que completaria 89 anos.
A obra de Jorge Amado mereceu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre os quais destacam-se:

Stalin da Paz (União Soviética, 1951), Latinidade (França, 1971), Nonino (Itália, 1982), Dimitrov (Bulgária, 1989), Pablo Neruda (Rússia, 1989), Etruria de Literatura (Itália, 1989), Cino Del Duca (França, 1990), Mediterrâneo (Itália, 1990), Vitaliano Brancatti (Itália, 1995), Luis de Camões (Brasil, Portugal, 1995), Jabuti (Brasil, 1959, 1995) e Ministério da Cultura (Brasil, 1997). O escritor baiano também recebeu títulos de Comendador e de Grande Oficial, nas ordens da Venezuela, França, Espanha, Portugal, Chile e Argentina; além de ter sido feito Doutor Honoris Causa em 10 universidades, no Brasil, na Itália, na França, em Portugal e em Israel. O título de Doutor pela Sorbonne, na França, foi o último que recebeu pessoalmente, em 1998, em sua última viagem a Paris, quando já estava doente.

Jorge Amado foi casado por mais de 50 anos com a também escritora Zélia Gattai. É dele uma das mais belas declarações de amor: "Quando conheci Zélia, levantei bandeira e pedi paz".
Fonte: Fundação Casa de Jorge Amado


SALVE JORGE,
SALVE JORGE AMADO DA BAHIA,
SALVE JORGE AMADO DO BRASIL!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SER ALUNO OU SER ESTUDANTE


O que é ser aluno e o que é ser estudante? Ser aluno é ser estudante? Essas palavras são sinônimas? Por que quando falamos, por exemplo, que Fernanda foi aluna do professor Vicente, não podemos também dizer que Fernanda foi estudante de Vicente? Por que casa de estudantes e não casa de alunos? Acho que deu para perceber que há certa diferença entre os sentidos das palavras aluno e estudante. 
A etimologia é a seguinte: aluno palavra derivada do latim alere, que significa alimentar, nutrir, crescer, desenvolver, animar, fomentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc.
E estudante é aquele que não aprende só na sala de aula, para ele, aprender o ABC não basta. Por isso, procura o que deseja para sua vida na escola, sabendo que esta o recolherá, orientará e dirigirá. É também aquele que confere nos mestres o saber, ciente de que eles não o decepcionarão.
Conta-se numa fábula que havia, numa fazenda, uma sociedade entre um porquinho e uma galinha. Os negócios iam bem, quando de repente, os concorrentes começaram a imitá-los e vender seus produtos, de menos qualidade, por preços bem inferiores. A sociedade começou a falir. Num belo dia, a galinha teve uma excelente ideia e contou para o porquinho:
- Galinha – Tive uma ideia para nos salvar, porquinho!
- Porquinho – Qual foi sua ideia?
- Galinha – Vamos vender ovos com bacon...
O porquinho ficou eufórico, saltitante e muito empolgado.
- Porquinho – Excelente ideia galinha, vamos ficar ricos...
Os dois foram descansar para no outro dia começar a colocar em prática a ideia da galinha. Mas, chegado o dia seguinte, o porquinho bem triste encontrou a galinha. 
- Galinha – O que foi porquinho? Você estava tão bem ontem. Vamos começar a fazer os ovos com bacon?
- Porquinho – Não, não vamos...
- Galinha – Por que porquinho?
- Porquinho – Para você é fácil, você já coloca os ovos, mas eu terei que doar minha carne para que consigamos o bacon. Não vou fazer isso.
Como o porquinho não quis participar da ideia da galinha para salvar a sociedade, e, desta forma, faliram.
Moral da história: A galinha tinha o compromisso, teve a ideia, estava preocupada, participativa, mas o comprometimento era do porquinho que tinha que se doar para que o compromisso fosse cumprido e o negócio entre eles fosse salvo.
Se trouxermos essa moral para a noção de aluno e estudante, poderíamos dizer que todos os que estão em sala são alunos, estão com o compromisso firmado com o Colégio, com os pais e com a sociedade, pois estão trabalhando com um mestre em sala. Mas, o estudante é aquele que se doa para os estudos, tem sede de aprender. Ser estudante é buscar ser culto, é negar alguns prazeres passageiros hoje, para que no futuro, tenha prazeres mais duradouros e até permanentes. Ser estudante é realizar novos desafios e transpor barreiras para conseguir seus objetivos.
          Ser um bom aluno não significa ser um bom estudante, mas se és um bom estudante, serás um bom aluno. O compromisso existe sem o comprometimento, mas o inverso não é verdade. Por isso, lembre-se: “A escada para o sucesso tem seus degraus feitos por compromissos firmados pelo comprometimento com os  estudos”.
Márcio Alves.


11 DE AGOSTO
PARABÉNS A TODOS OS ESTUDANTES FAEL