segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PERFEITO AMOR

O amor quando é perfeito
Não repara em pecados, defeitos...
Faz o feio parecer bonito.
E o bonito um por do sol...
É imune a preconceitos,                                 
Acha frágil, tênue e fugaz,
O que é só beleza, nada mais,
E jamais faz da beleza física,
A fonte única do verdadeiro amor...
Pois, sabe que secando a fonte,
Sobraria apenas solidão e deserto;
E o amor sufocado de certo;
Certamente morreria na areia...
  
                         Jesiel dos Santos

ARA KETU


Uma das grandes expressões do ghetto de Salvador, na música e da das tradições afro, a Banda Ara Ketu, esteve este final de semana em Teixeira de Freitas, e com toda a sua musicalidade e beleza encantou a todos.
A frente da nova formação do Ara, como é carinhosamente conhecida a banda, a vocalista Larissa Luz, deu um show de beleza, graça e magia, com todo charme e dengo da negra baiana.
Um dos grandes sucesso da banda Ara Ketu, Mal Acostumado e Cobertor, fizeram parte do repertório do show, mas o que faz sucesso mesmo, são as batidas dos tambores e o som pesado dos metais que dispensam apresentações.
Ara Ketu, é bom de mais!!!
Hoje o Ara ketu, incorpora e acompanha toda e evolução da música baiana e com rits como:

Pout-Pourri Afro:
África / Uma Historia De Ifá / Deus Do Fogo Da Justiça

Que a luz do sol se espalhe

Por toda a imensidão do mundo
Ara Ketu vem cantar pro negro
Delirar de segundo a segundo
E hoje eu abro meu peito
Porque sou feliz, porque sou feliz

Ara Ketu se fez radiante
Quando alimentou sua raiz
Com um sorriso aberto em primazia
Guardando amor no seu interior
E hoje o negro é importante
Pois é oriundo da costa nagô
África uô, ô
África ô, ô, ô, ô


Cidade reluzente
Cidade florescente
Ejibô cidade encantada
Elegibô sua majestade real
Ara Ketu ritual do candomblé
Exalta as cidades de Ketu e Sabé
Ferido, vingou-se o homem
Utilizando seus poderes
Passaram-se anos difíceis
Sofreram muitos seres
Os vassalos ficaram sem pastos
A flora e a fauna não brotavam mais
Suas mulheres ficaram estéreis
A flor do seu sexo não se abrirá jamais


Ele, ele, Elejibô, ô, ô, ô
Elegibô, ô, ô, ô
Elegibô, ô, ô, ô


Kaô
Que arerê
Oh, Deus
Que arerê
Do fogo
Que arerê
Da justiça
Kaô, ô, ô
Me valha sou Ketu
A nação mais odara


Falará do Ara Ketu
Ketu, Ketu falará, lara lá
Ketu, Ketu falará, lara lá
Falará do Ara Ketu

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

NÃO QUEIRA MIM ENTENDER

Se você não consegue mim entender,
Então não queira decifrar meus sentimentos.
Se não consegue mim vê,
Então não fique a mim procurar em cada canto de lugares onde não estive.
Se você não sabe conjugar o verbo AMAR,
Então, não queira entender os poetas, incompreendidos por falarem de AMOR.
                                                               Geonilton Santos
Leia  POEMA de Cazuza/Frejat, uma de suas obras encontradas por sua mãe Lucinha Araújo, no meio de seus pertences após sua morte.
Esta letra, você pode ouvir na interpretação de vários cantores, mas caso tenha oportunidade de ouvi-lá na voz de Ney Matogrosso, faça com o coração e alma abertos e prontos para subir aos céus e se encontrar no seu próprio EU.



          
POEMA
(Cazuza / frejat)


Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento a tempo
Eu acordei com medo e procurei no escuro
Alguém com seu carinho e lembrei de um tempo
Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança

E o medo era motivo de choro
Desculpa pra um abraço ou um consolo
Hoje eu acordei com medo, mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro, eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo,
era uma coisa sua que ficou em mim, que não tem fim
De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio, mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás







quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ESCOLA O ESPAÇO DE CADA UM

Na formação acadêmica do pedagogo, uma das coisas mais abordadas é o respeito pelo tempo e o espaço dentro do ambiente de aprendizagem.
O ambiente de aprendizagem escolar é um lugar previamente organizado para promover oportunidades de aprendizagem e que se constitui de forma única na medida em que é socialmente construído por alunos e professores a partir das interações que estabelecementre si e com as demais fontes materiais e simbólicas do ambiente (MOREIRA, 2007).
A escola seja instituição de educação infantil, ou de educação superior, não pode ser visto com ensaio da vida cotidiana de cada um.
Criança deve frequentar espaços adequados a sua formação e ao seu desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Assim, como não vemos adultos inseridos dentro desses espaços nas salas de aulas dos pequeninos, a não ser aqueles que fazem parte do processo de condução para construção de aprendizem.
Também é preciso que se policie neste processo de formação que, ambientes de trabalho, não são para discurssões familiares ou para atribuir tempo e espaço a essas tarefas.
É impossível de vê diga-se de passagem a título ilustrativo um médico levando seu filho para atender juntamente com ele numa sala de emergência, ou um policial, com seu filho um em uma diligência para captura de bandidos.
Imagine uma outra cena, um motorista de ambulância discutindo em plena emergência a lista de compras do mês com sua esposa ou discutindo problemas familiares dentro da viatura conduzindo um paciente em estado grave.
Esse exemplos bobos, mas que chamam a nossa atenção, servem para ilustrar que, enquanto pedagogos conhecedores mais profundos do universo da educação e da formação do conhecimento, precisamos saber separar nossos papéis sociais: família, espaço de trabalho, ambiente social.
Vale então salienta que:
“O caráter socialmente construído de um ambiente de aprendizagem explica as diferentes percepções que estudantes e professores podem ter de um ambiente com a mesma organização” (MOREIRA, 2007).
Somos uma classe que todos as outras áreas do conhecimento absurdamente dizem compreender e se dizem sem conhecimento de didática ou metodologia, "ser professor", porque se pautam nas nossas mazelas enquanto especialista em educação.
Em qualquer ambiente mais tumultuado, ironicamente alguem diz: "deve ser reunião de professores".
Esses chavões ou rótulos que nos são atribuídos é justamente, por não sabermos respeitar nossos espaços. O momento para correção desses equívocos profissionais passa pela nossa postura e nossa atuação diante da formação acadêmica que concebemos, seja ela, numa sala de aula de uma universidade tradicional ou numa telessala de uma universidade a distância.
Nossa postura e o resgate pelo nosso respeito profissional passa por ela e tem continuidade onde atuamos cotidianamente.

Referência Bibliográfica
MOREIRA, Adelson Fernandes. Ambientes de Aprendizagem no Ensino de Ciência e Tecnologia. Belo Horizonte, MG: CEFET-MG, 2007.

DOIS ANOS DE PÓLO FAEL EM TEIXEIRA DE FREITAS

Esse texto de Shakespeare, foi escolhido para marcar a passagem do segundo ano de funcionamento do Pólo FAEL/EADCON Teixeira de Freitas.
A cada dia um novo amanhecer com a certeza de nada sabermos, mas com a esperança de que ao entardecer muito teremos construído.
Parabéns a todos que fazem parte dessa história!!!
23 de Janeiro

VOCÊ APRENDE.....

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e quecompanhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguidae olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o Sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-las, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, e se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode
mais. Que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

"Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."

Willian Shakespeare

ESCREVER É COMPROMETER-SE

A palavra texto significa "tecido". Com efeito, o texto é um tecido composto de palavras que se reúnem em frases, períodos e parágrafos. Mas antes de assumir essa forma, o texto começa na mente de quem vai escrevê-lo.
Aí é que reside o grande problema do ensino de "redação": Ensinam-se técnicas, macetes, dicas, truques, fórmulas pré-fabricadas de textos, esquemas, roteiros etc., mas não se ensina a pensar.
Tem sido comum, nas aulas de redação, a prática de sugerir aos alunos que escrevam sobre um assunto em relação ao qual, na maioria das vezes, não têm sequer afinidade ou aproximação com suas experiências de vida. A essa prática não se agrega um componente fundamental que é o de levar os alunos a se debruçarem sobre a questão proposta, a discutirem a matéria, a questioná-la, a enxergá-la de diversas facetas.
Em outras palavras, os alunos não são levados a pensar sobre o assunto; não se propõe uma discussão na qual possam expor o que pensam relativamente à questão. As aulas de redação têm sido momentos enfadonhos dos quais os alunos participam mais para se verem livres da tarefa do que para terem a oportunidade de exteriorizar suas opiniões; mais para receberem notas do que para assumirem um compromisso intelectual.
No entanto, "o escrever" é comprometer-se intelectualmente; é assumir antes um compromisso com você mesmo diante do que pensa sobre o assunto, sobre aquilo em que acredita, sobre aquilo que forma seu conjunto de valores e concepções do mundo. Escrever é conhecer-se; como dizia Clarice Lispector, "é lembrar-se do que nunca existiu"; e, segundo Roland Barthes, "é espantar-se".
Espantamo-nos à medida que conhecemos um pouco mais sobre nós mesmos, sobre o que nos impulsiona, sobre o que nos mantém ligados à existência etc.
Mas nada disso parece merecer a atenção de nossos alunos e professores, que se encontram num ensino de redação cujo foco consiste em distanciar cada vez mais os alunos de constituírem os sujeitos de seu próprio dizer, de seu próprio texto, que se assenta em experiências de vida, pessoal e intransferível.
Daí o medo da ‘folha em branco’, dos bloqueios que costumam vir associados ao ato de escrever. Porque o escrever, na maior parte das vezes, esteve ligado a um ato que gerou mais frustração do que prazer, que causou mais traumas que benefícios, que serviu mais para aferir a correção gramatical do que para aferir a capacidade de organização textual-discursiva, que sempre esteve associado mais a um dom de poucos do que a uma habilidade que todos podem adquirir.
O escrever sempre gerou medo. Temos medo de escrever porque não sabemos pensar. Porque à proporção que o ensino nos levava a não pensar, nos levava também a ter medo de escrever. E escrever, dentro dessa concepção, pressupunha conhecer as regras gramaticais, que o ensino também não nos ensinava. Somos um misto de sem-língua, sem-texto, sem-escrita, sem-pensamento com outra porção bem grande de com-medo, com-frustração, com-bloqueios. O resultado, como se vê, não é nada animador.
Devemos mudar o foco de nossas aulas de redação alterando as estratégias, transformando o ‘medo de escrever’ em ‘prazer de escrever’. Quando há prazer, tudo fica mais fácil; é mais gostoso, não percebemos o passar das horas, nos sentimos superbem, ficamos de bem com a vida. É hora de ficarmos de bem com o ato de escrever, conferindo-lhe prazer e não o medo.

Sérgio Simka
Professor universitário e autor do livro:
Ensino de Língua Portuguesa e Dominação: por que não se aprende português?

Fonte: www.moderna.com.br






terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A magia e o calor do verão bahiano

A Bahia é um estado cheio de graça, magia e encantos.
A cada ano, o verão baiano atraí cada vez mais turistas, que se encantam o calor da nossa gente, com as belezas naturais, nossa culturas e o jeito alegre de festejar.
Toda essa magia se acende com a chegada do verão, embalado pelos festejos de final de ano, com o a mistura do sagrado e do profano nas festas religiosas de janeiro e fevereiro, com os ensaios de carnaval e com o carnaval.
A o carnaval da Bahia, de tantas alegrias, de misturas de ritmos e de sons, do blocos e da paipoca, das estrelas do axé, daqueles que se juntam para saudar toda a nossa alegria de ser baiano.
Uma saudação a essa gente guerreira se faz presente na letra da música Baianidade Nagô(composição: Evany):"Já pintou verão. Calor no coração....Carnaval da Bahia. Oitava maravilha...Eu queria.Eu vou. Atrás do trio elétrico vou. Dançar ao negro toque do agogô. Curtindo minha baianidade nagô ô ô ô ô.
Esse é o povo baiano, de graça e de raça, que sabe acima de tudo acolher o turísta, de onde quer que ele venha, falando a língua universal do amor entre os povos.
Na região extremo sul do nosso estado, isso não poderia ser diferente, mesmo com o contraste das influências culturais dos capixabas e mineiros nossos vizinhos e habitantes de muitas de nossas cidades. Este ano, os municípios da Costa do Descobrimento: Belmonte, Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, estão investindo em eventos aberto ao público com atrações que possam fortalecer suas cidades ainda mais no cenário nacional para o turista se sentir realmente em estado de graça.
Na Costa das Baleias:Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri, também tem sido feito grandes investimentos por parte do poder público municipal em parceria com o governo do estado e empresas de turismo para fomentar o desenvolvimento do potencial dessa região tão bela de praias de águas cristialinas e cenários jamias imaginados por quem os visitas.
Podemos citar como algumas dessas belezas, na cidade do Prado, as belezas e encantos naturais de Cumuruxatiba, e das falésias da praia da Paixão. Em Alcobaça, sua orla tranquila e de águas calmas e cristialinas, contrastam com a beleza e o casários históricos. Porto Seguro, os contrastes do Arraial D'Ajuda, um arraial de metamorfose. Explicação, durante o dia um distrito calmo ótimo para o descanso, caminhada, e banho de mar nas praias do Mucugê e do Parracho, além de se adimirar a arquitetura dos ambientes que vai do rústico ao mais exótico. A noite, uma miscigenação de povos somente encontrada ali naquele pequeno paraíso, com opções para uma night para todos os gostos, cheiros e sabores.
Mas não esqueça esses paraísos não combinam com você de salto alto e nem de roupas de grife ou fashion demais. Aqui o simples é clean, demais é ser over. Mas acima de tudo, nesses paraísos baianos o importante é ser natural e ecologicamente correto.
Bem-vindo a nossa terra, que Oxalá te proteja e abra seus caminhas na sua estada aqui e volte sempre. Nós vamos está de braços abertos te esperando.



domingo, 17 de janeiro de 2010

Pólo FAEL Teixeira de Freitas-BA

Hoje o Pólo Fael de Teixeira de Freitas-BA, ligado ao sistema EADCON, tendo como certificadora a Faculdade Educacional da Lapa-FAEL, possui em funcionamento o curso de Pedagogia-EAD com cerca de 150 acadêmicos das turmas 2007-2008-2009, com tela-aulas às quintas e sextas-feiras a noite das 19:00 às 22:20 e aos sábados das 13:30 às 18:20. Também possui cursos de Pós Graduação na modalidade EAD, além de ofertar cursos de extensão pela mesma modalidade de ensino.
A cidade de Teixeira de Freitas, foi escolhida como Pólo para o Sistema Educacional EADCON, em parceria com a FAEL e o grupo UNAI, que adminstra a unidade situada na cidade, por ser um referencial para a região extremo sul do estado Bahia, em educação, industria, comércio e saúde. Suas divisas com os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, favorecem a expansão dessas áreas e a cada dia fazem a cidade se desenvolver.
Além de ser a porta de entra no estado da Bahia, através da BR 101, a cidade ainda é acesso para a chamada Costa das Baleias, que compreende as cidades de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Vicosa e Mucuri, que ficam no entorno do arquipélago de Abrolhos, santuário marinho protegido pelo IBAMA e pela Marinha, e onde as baleias da espécia Jubarte, migram do hemisfério norte para nas águas mornas e calmas do mar baiano, terem seus filhotes, o que acontece entre os meses de julho a novembro.
Hoje o Pólo FAEL, tem como diferencial para a EAD, a oferta de cursos que capacitação para os futuros pedagogos sobre a Coordenação do Prof. Esp. Geonilton Santos Conceição, também tutor de graduação da turmas e de sua companheira de telessala Débora Zago Bissaro, que atua na rede municipal da cidade como diretora de UE e presidente do Conselho Municipal de Educação.
As atividades do Pólo não se restringem somente a tele-aula, mas ao incentivo a grupos de estudos, participação em eventos promovidos pela Coordenação Local e pela Coordenação Geral do Curso.
Das mais diversas cidades da região hoje, fazem parte os acadêmicos do Pólo FAEL de Teixeira de Freitas, podemos citar: Itanhém, Itamaraju, Prado, Medeiros Neto e Mucuri.
Em 2010, espera-se que esse número de alunos e de cidades que integram a rede através dos acadêmicos que ingressa nas telessalas de pedagogia, sejam amplidos dando a essas comunidades e aos seus graduandos prespectivas de um futuro profissional melhor.
Não exsite trabalho fácil e nem desafio menos exaustivo do que lidar com a modalidade EAD, principalmente numa região onde o tradicionalismo ainda é muito marcante e a falta de acessibilidade a informação também caminha na mesma velocidade. Contudo, vencer desafios é uma meta de quem compõe o Sistema Educacional EADCON/FAEL, e acredita nas possibilidades de uma educação superior com qualidade, onde o Estado de fato e de direito, esqueceu seus cidadãos.
Vale ressaltar, que educação a distância, não é um modismo, mas sim um compromisso de homens sérios em resgatar direitos e valores esquecidos constitucionalmente.